Descubra como funciona o cartão pré-pago e saiba quando usá-lo

Quer saber como o cartão pré-pago funciona? Vem que a gente explica!
Por Equipe do Banco24Horas
27/12/2021
format_align_left 4 minutos de leitura

Andar com dinheiro na carteira é legal por causa da grande aceitação, da facilidade de controle financeiro, dos descontos pra compras à vista e, também, pra nos salvar de alguns sufocos. No entanto, nem tudo dá pra pagar com papel-moeda. É aí que entra o cartão pré-pago.

Ele é uma alternativa ao cartão de crédito pra fazer compras on-line, assinar serviços na internet, viajar, presentear amigos, familiares e muito mais. O melhor é que não tem todo aquele processo de análise de crédito e você não corre o risco de extrapolar os gastos.

Quer entender melhor como funciona o cartão pré-pago? Explicamos a seguir. Boa leitura!

O que é um cartão pré-pago e como ele funciona?

É um cartão como outro qualquer que você pode usar pra fazer pagamentos. A diferença é que é necessário abastecê-lo com dinheiro antes, assim como uma recarga de celular pré-pago, sabe? Aí, conforme gasta, os valores são abatidos do saldo.

Falando assim, até parece o cartão de débito, não é mesmo? Mas não é. Pra solicitar a ferramenta pré-paga, você não precisa ter conta em banco, nem passar por todo aquele processo de análise de crédito.

Apesar de, na prática, se assemelhar ao débito, o cartão pré-pago funciona na função crédito. No entanto, não tem fatura todos os meses, uma vez que a recarga é feita de forma antecipada. Pra colocar crédito no cartão, é possível usar boleto bancário, transferência e débito on-line.

Vale lembrar que, apesar de ser um cartão de crédito, não é possível fazer parcelamentos. Mas vamos combinar que isso não é tão ruim, né? Pagar em uma vez no crédito pode ser configurado como pagamento à vista. Isso ajuda no controle de gastos, o que evita possíveis endividamentos.

Outro detalhe importante é a questão dos custos. Uma vantagem do pré-pago em relação ao cartão de crédito é que ele não tem anuidade. Mesmo assim, os emissores costumam cobrar taxas para adesão, recarga, saque, uso internacional, 2ª via, entre outros. Então, é legal se informar sobre isso com o emissor do cartão antes de pedir o seu, combinado?

O que dá pra fazer com o cartão pré-pago?

Praticamente tudo que pode ser feito com cartão de crédito. Só existe uma limitação quanto às bandeiras aceitas em cada estabelecimento. De toda forma, o pré-pago é uma boa alternativa pra quem não tem o cartão de crédito, mas gostaria de usufruir dos benefícios de ter um.

Veja só o que é possível fazer com ele.

Comprar pela internet

Eletrodomésticos, eletrônicos, roupas, calçados, produtos de beleza, comida etc. Tudo isso dá pra comprar pela internet. Às vezes, sai até mais barato se comparado aos preços das lojas físicas. Com a integração físico-digital, ainda existe a possibilidade de pagar on-line e retirar na loja presencialmente de forma prática e segura.

Apesar de não ser obrigatório ter um cartão de crédito pra fazer compras on-line, usá-lo é vantajoso. Sabe por quê? Enquanto o boleto bancário demora até três dias úteis pra ser compensado, a aprovação com o pré-pago é quase que imediata — desde que você tenha saldo suficiente, claro.

Assim, você pode ter o produto que tanto deseja nas mãos mais rápido. Destacamos aqui a facilidade de comprar pela internet, mas vale lembrar que dá pra fazer compras presenciais com cartão pré-pago também, viu?

Pagar jogos on-line

Se a gente te contasse que uma criança já gastou mais de R$80 mil no cartão de crédito dos pais pra destravar funções de jogos, você acreditaria? O caso é mais comum do que você possa imaginar.

Muitas vezes, os pais até permitem uma compra pequena, mas como o documento fica salvo no aplicativo, as crianças fazem novas aquisições sem ter ideia de que estão gastando muito mais.

O cartão pré-pago é uma solução para esses casos. Além de limitar os gastos dos filhos, é possível aproveitar a oportunidade pra ensinar sobre educação financeira infantil. Que tal?

Assinar serviços

Vários serviços de streaming legais não aceitam pagamentos via boleto. Netflix, Amazon Prime, Spotify e Globo Play são alguns exemplos. É possível ainda usar o cartão pré-pago pra pedir comida por aplicativos de delivery, pagar o Uber, entre outros. 

Presentear amigos e familiares

Já pensou em dar presentes em dinheiro, em vez de itens que, talvez, a pessoa nunca vá usar? Nossa dica nesse caso é comprar um cartão pré-pago e carregá-lo com o valor que quiser pra presentear amigos e familiares em datas comemorativas. Daí, o presenteado pode gastar como quiser.

Usar em viagens

O cartão pré-pago é uma alternativa pra quem não tem conta em banco e deseja viajar com segurança. Nesse caso, em vez de levar todo dinheiro em espécie ou se endividar com o crédito, é interessante fazer uma recarga com o valor desejado.

Esse recurso é legal até pra quem é correntista porque dá pra limitar os gastos da viagem ao valor carregado no cartão, entende? E mais: é possível usá-lo no Brasil e no exterior. Porém, em viagens pra fora do país, é essencial conferir se o cartão é internacional, viu? Dependendo da solução contratada, você pode fazer recargas em reais ou alguma moeda estrangeira.

É possível fazer saques com o cartão pré-pago?

Sim! Apesar de toda a praticidade do cartão, manter algumas notas no bolso é essencial para diversas situações. Vai usar o transporte público ou precisa pagar um mecânico no meio da estrada, por exemplo? Muitas vezes, o pré-pago sozinho não vai resolver.

Se você tiver saldo pré-pago e precisar de dinheiro para alguma emergência, pode fazer saques no Banco24Horas. O melhor de tudo é que sempre tem um caixa pertinho de você. 

De toda forma, não custa lembrar que tem que ficar de olho na bandeira do cartão pra saber se ela é aceita. E mais: mesmo com saldo disponível, existem limites de saques. Os valores variam de acordo com o emissor do cartão e é importante se informar sobre isso pra não ter surpresas chatas.

Agora, vamos ao passo a passo. O processo é igualzinho ao saque no cartão de crédito, olha só:

  • insira o cartão na leitura ou pressione a operação “saque sem cartão”;

  • digite a sua senha quando solicitada;

  • selecione a opção saque na função crédito;

  • digite o valor desejado;

  • confirme a operação com senha, código QR ou token;

  • retire o dinheiro do caixa.

Vale ressaltar que essas etapas podem ser um pouco diferentes dependendo da bandeira do cartão. De toda forma, o processo é bem intuitivo e basta seguir as orientações do caixa. É como sacar dinheiro do PicPay: prático e seguro.

O cartão pré-pago é uma alternativa pra quem não tem cartão de crédito, mas quer usufruir dos benefícios de ter um. Usar a ferramenta é legal para o controle financeiro, já que é necessário planejar os gastos e recarregar o cartão antes de ir às compras.

Gostou do nosso conteúdo e quer ver mais? Então deixamos um convite para assinar a nossa newsletter. Você começará a receber todas as nossas novidades direto no seu e-mail!

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

Quais são os melhores investimentos em 2022 para os brasileiros?

Descubra quais são os investimentos mais aquecidos para 2022 no Brasil e entenda como começar a aplicar seu dinheiro.

9 dicas para você poupar dinheiro todos os meses

Quer poupar dinheiro? Então, chegou a hora de conferir algumas dicas que vão ajudá-lo a fazer isso todos os meses!

Gestão de tempo: como ser mais produtivo?

Gestão de tempo: saiba o que fazer pra tornar seu dia mais organizado e produtivo. Confira tudo neste post!

9 curiosidades sobre o dinheiro no Brasil

Conheça o histórico monetário do Brasil e as principais curiosidades sobre o dinheiro em nosso país!

Independência financeira: o que é e como alcançá-la

Independência financeira versus liberdade financeira: entenda quais são as principais diferenças entre elas e saiba como se tornar financeiramente independente

Como viajar gastando pouco: confira 7 dicas

Planejamento é a chave para curtir uma viagem inesquecível sem comprometer o orçamento! Descubra dicas infalíveis aqui!

Ideias para festa junina: conheça as festas de cada região do Brasil

Sem ideias para montar sua própria festa junina? Descubra como acontecem os festejos em cada canto do país!

O que dar de presente no dia dos namorados?

Sem ideias para surpreender a pessoa amada no dia dos namorados? Veja as nossas sugestões para acertar em cheio no presente e tornar a data ainda mais especial!

Planejamento financeiro familiar: entenda o que é e como implementá-lo

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)
Téo ChatBot