Como economizar energia e reduzir a conta de luz?

Saiba o que consome mais energia elétrica e veja como reduzir a conta!
Por Equipe do Banco24Horas
16/12/2021
format_align_left 4 minutos de leitura

Hoje em dia, ao abrir a conta de luz do mês que passou, o susto é grande entre muitas famílias e até mesmo pra quem mora sozinho. O fato é que o valor da energia elétrica aumentou bastante nos últimos tempos, pegando muita gente desprevenida na área financeira.

Isso se deve aos novos reajustes ou bandeiras tarifárias, que chegaram ao estágio vermelho e, portanto, aumentaram a conta de luz dos brasileiros. A depender da localidade, o acréscimo pode ter sido mais ou menos expressivo. No entanto, todo mundo já conseguiu sentir no bolso.

Pensando nisso, o objetivo deste post é ajudar você a saber como economizar energia elétrica, fazendo com que o valor pago mensalmente seja mais baixo. Afinal de contas, como diminuir a conta de luz? Siga com a leitura pra aprender um pouco mais sobre esse assunto!

O que consome mais energia elétrica?

Pra começar, vamos explicar quais são os tipos de aparelhos elétricos e eletrônicos que mais puxam e consomem energia. Como consequência, você vai ver que eles têm maior influência na conta de luz.

Ar-condicionado

O queridinho da estação mais quente do ano é um dos maiores vilões quando se fala em como economizar luz. O equipamento, apesar de existirem versões cada vez mais modernas, acaba precisando funcionar por bastante tempo. Isso, sem dúvidas, acarreta um gasto a mais na conta de energia elétrica no final do mês.

O ideal é evitar ligar o ar-condicionado, optando, sempre que possível, por ventiladores ou alternativas mais econômicas. No entanto, no caso de necessidade, a preferência deve ser por modelos mais novos e que se adequem ao tamanho dos aposentos.

Geladeira

A geladeira, apesar de ser um eletrodoméstico presente em qualquer casa, também gasta bastante energia. Quanto maior e mais moderna, nesse caso, maior o gasto.

Uma boa dica pra evitar os gastos maiores do que o necessário é manter a geladeira sempre longe de fontes de calor, de modo que ela precise trabalhar menos. Também vale tentar não deixar a sua porta aberta por muito tempo.

Micro-ondas

O micro-ondas também pode ser um inimigo da conta de luz. O aparelho, mesmo quando não está em uso, já vai consumir mais energia por permanecer no modo stand-by. A dica para o micro-ondas é pesquisar bem antes de comprar. Por ser um aparelho que fica muito tempo ligado à espera do uso, é bom procurar um que tenha mais eficiência na hora de consumir energia.

Chuveiro elétrico

Todo mundo já ouviu os mitos sobre a utilização do chuveiro. Mas, afinal de contas, será que ele é tão vilão assim? Infelizmente, quanto mais quente for o seu chuveiro elétrico, mais cara a sua conta de luz vai ser.

O ideal é manter a temperatura branda, até por questões de saúde da pele e dos cabelos. Se você conseguir, tomar banhos frios (com o chuveiro desligado) em dias quentes é o ideal pra economizar. Dê atenção, também, aos momentos e ao tempo em que o chuveiro fica aberto, tanto pra não gastar luz quanto pra poupar água.

Aparelhos em stand-by

Sabemos que é necessário carregar o celular todos os dias. Essa frequência e dependência que temos de cabos e outros fios fazem que que, às vezes, os deixemos na tomada permanentemente. Isso é um erro.

Você sabia que os aparelhos na tomada, sem utilização, consomem energia? Ao juntar diversos carregadores, televisores, assistentes virtuais, entre outros, a sua conta de luz só aumenta. Evite esse hábito e veja a sua conta de energia agradecer.

Por que economizar energia é importante?

Agora que você já sabe o que mais consome energia elétrica na casa, vamos falar sobre a importância ambiental e econômica de poupar energia. Existem vantagens, tanto em curto quanto em médio ou longo prazo.

Pra se produzir eletricidade, há um grande impacto em todo o meio ambiente. Ao saber mais sobre como economizar energia elétrica, podemos adotar medidas simples e fáceis pra beneficiar muito a natureza.

Nosso mundo é o local onde vivemos, por isso, é importante cuidarmos dele para as próximas gerações. No próximo tópico, vamos dar algumas dicas de como economizar energia, visando a um meio ambiente mais saudável.

Além disso, o ato de economizar energia elétrica também é bom para o bolso. A nossa situação financeira agradece uma conta de luz mais barata. Especialmente, em uma época na qual as hidrelétricas estão sofrendo pra produzir a energia que usamos em nossa casa.

Como economizar energia?

Afinal de contas, como evitar o alto consumo de luz? A partir de agora, vamos dar dicas de economia doméstica de forma geral. Quer gastar menos? Confira!

Cheque a posição dos aparelhos

A primeira dica é sempre ter atenção à posição dos aparelhos em sua casa, de modo que eles não gastem mais do que o necessário. Um ventilador, por exemplo, precisa de janelas abertas e espaço pra fazer o ar circular. A geladeira não deve ficar perto de fontes de calor.

Fique de olho nas tomadas

Evite que os aparelhos fiquem ligados desnecessariamente. Desse modo, você não terá gasto de energia com o modo o stand-by, que representa um aumento considerável na conta de energia.

Aproveite a iluminação natural

Se você se pergunta como economizar dinheiro ganhando pouco, essa dica é valiosa. Utilize a luz natural pra iluminar a sua casa e não acenda luzes durante o dia. Além disso, ao comprar lâmpadas, procure as de LED, que gastam menos e duram mais.

Confira o selo na hora da compra

O selo Procel de Economia de Energia é um fator decisivo na hora de fazer uma nova aquisição. Sempre leia as instruções do rótulo, de modo a diminuir o consumo geral e economizar mais.

Evite os horários de pico

O horário de pico é quando a maioria dos lares utiliza a energia elétrica, em geral, das 17h às 22h. Durante esse período, evite ligar o chuveiro elétrico ou o ar-condicionado, por exemplo, pra não consumir tanta energia.

Seguir dicas de como economizar energia é algo essencial nos dias de hoje. Dessa forma, você pode poupar o seu suado dinheiro, que pode ser usado em outra coisa e, de quebra, ainda ajudar o meio ambiente.

Você gostou do nosso conteúdo? Que tal expandir os seus conhecimentos sobre educação financeira? Aproveite que está em nosso blog e leia o guia completo da economia criativa.

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

Quais são os melhores investimentos em 2022 para os brasileiros?

Descubra quais são os investimentos mais aquecidos para 2022 no Brasil e entenda como começar a aplicar seu dinheiro.

9 dicas para você poupar dinheiro todos os meses

Quer poupar dinheiro? Então, chegou a hora de conferir algumas dicas que vão ajudá-lo a fazer isso todos os meses!

Gestão de tempo: como ser mais produtivo?

Gestão de tempo: saiba o que fazer pra tornar seu dia mais organizado e produtivo. Confira tudo neste post!

9 curiosidades sobre o dinheiro no Brasil

Conheça o histórico monetário do Brasil e as principais curiosidades sobre o dinheiro em nosso país!

Independência financeira: o que é e como alcançá-la

Independência financeira versus liberdade financeira: entenda quais são as principais diferenças entre elas e saiba como se tornar financeiramente independente

Como viajar gastando pouco: confira 7 dicas

Planejamento é a chave para curtir uma viagem inesquecível sem comprometer o orçamento! Descubra dicas infalíveis aqui!

Ideias para festa junina: conheça as festas de cada região do Brasil

Sem ideias para montar sua própria festa junina? Descubra como acontecem os festejos em cada canto do país!

O que dar de presente no dia dos namorados?

Sem ideias para surpreender a pessoa amada no dia dos namorados? Veja as nossas sugestões para acertar em cheio no presente e tornar a data ainda mais especial!

Planejamento financeiro familiar: entenda o que é e como implementá-lo

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)
Téo ChatBot