ATM 5G: como essa tecnologia atua em um caixa eletrônico? Entenda!

Não há limites para o que podemos agregar a esse serviço. Leia e confira!
Por Equipe do Banco24Horas
22/12/2021
format_align_left 4 minutos de leitura

Se ATM 5G é um termo novo pra você, vale a pena a gente começar explicando essa sigla. Ela vem do inglês e abrevia o termo “Automatic Teller Machine”, que significa “Máquina de Caixa Automático” que, pra descomplicar, chamamos de caixa eletrônico. Esse você conhece, não é?

Do 5G você também já deve ter ouvido falar. Basicamente, é uma nova tecnologia usada pra acesso à internet por meio de vários dispositivos, como celulares e tablets. Ela é mais rápida e promete uma revolução no nosso modo de vida, pois tem potencial de tornar quase tudo conectado.

O Banco24Horas não ia ficar esperando pra ver isso acontecer e já tem uma solução pioneira de caixas eletrônicos 5G — ATM 5G. Você não vai esperar pra conhecer, vai? 

ATM 5G: como o 5G atua nos caixas eletrônicos?

Muita gente ainda não percebeu ou entendeu a diferença da conexão 5G. Afinal, nós já temos várias soluções de conexão com velocidade e segurança — como a fibra ótica, por exemplo. 

A diferença é que a tecnologia 5G leva essa velocidade para os mais diversos dispositivos de conexão. De sensores instalados nos automóveis modernos, até a sua geladeira, tudo pode se conectar e transmitir dados.

Contudo, até agora não tínhamos uma tecnologia capaz de suportar a enorme quantidade de dados gerados a partir dessa ampla conectividade. Junto a outras tecnologias modernas, o 5G viabiliza esse tipo de conexão.

Mas essa é só uma dúvida mais técnica! A gente só precisava esclarecê-la pra facilitar o entendimento pra você sobre o que realmente interessa: a parte prática da aplicação do 5G nos caixas eletrônicos — os ATM 5G.

Basicamente, essa tecnologia vai tornar nos caixas eletrônicos mais interativos, além de possibilitar a inclusão de novas funcionalidades, que a gente já vai descrever pra você. O nosso primeiro equipamento com essa tecnologia já foi instalado em Alphaville, na região metropolitana de São Paulo. 

Quais são as principais funcionalidades dessa inovação?

Uma das novas funcionalidades é o atendimento virtual por videoconferência. Ou seja, no lugar de contar apenas com uma máquina capaz de se conectar com as instituições bancárias e efetuar procedimentos e serviços específicos, o caixa 5G oferece uma série de recursos de atendimento, compatíveis com a economia digital.

É um computador conectado, que pode evoluir pra um atendimento cada vez mais dinâmico e completo. Ele pode fazer parte do futuro dos meios de pagamento e tem alto potencial de levar serviços bancários pra lugares remotos.

Além de transpor fronteiras, os caixas eletrônicos 5G têm capacidade pra diminuir custos operacionais, o que também é um fator importante pra democratização do acesso aos bancos, a bancarização. Então, vamos conhecer outras funcionalidades!

Conexão pública

A tecnologia 5G também permite a disponibilização dê um sinal de rádio pra conexão de outros dispositivos. Esse recurso é chamado hotspot Wi-Fi e funciona como um serviço adicional, muito interessante para os estabelecimentos nos quais os caixas do Banco24Horas são instalados.

Em outras palavras, é possível disponibilizar acesso público e gratuito à internet nas proximidades de um caixa eletrônico 5G, permitindo que os frequentadores do local acessem a rede sem que precisem gastar o seu pacote de dados.

Monitoramento de vídeo

O nível de segurança também vai aumentar com essa nova tecnologia. Por meio do sistema, é possível monitorar o que acontece no ambiente de autoatendimento em tempo real. Esse recurso vai permitir, por exemplo, avaliar o tamanho da fila em cada caixa eletrônico. Isso facilitará identificar os horários de pico e a demanda pela instalação de novas unidades. 

Quais são os benefícios dessa tecnologia para as operações bancárias?

Além da facilidade de uso para os clientes que utilizam o Banco24Horas, a tecnologia abre muitas portas para o desenvolvimento de novas funcionalidades com acesso facilitado. As possibilidades nesse campo são praticamente infinitas.

Ou seja, um dos principais benefícios é a possibilidade de desenvolvimento e aprimoramento contínuo de novos recursos de atendimento, seja para os usuários, seja para os operadores — como os profissionais que fazem reparo nos caixas eletrônicos e abastecem as notas quando elas acabam.

Até mesmo soluções de realidade virtual já foram pensadas pra facilitar o trabalho dos vigilantes do carro-forte e dos técnicos que trabalham no campo. 

Segurança das operações

Além dessa dinâmica e flexibilidade, os benefícios de segurança estão entre os mais evidentes e impactantes. Com atendimento em tempo real, é possível pensar em soluções de verificação imediata, no caso de suspeita de fraude, por exemplo.

As soluções de videoconferência permitem a verificação do que ocorre no local quase como se o atendente estivesse presente. 

Praticidade nas transações

Contudo, do ponto de vista do usuário, o benefício mais evidente é a praticidade na hora de efetuar as transações — inclusive com a possibilidade de solicitar ajuda imediata, caso tenha alguma dificuldade na utilização. 

Com o 5G, as operações efetuadas pelo caixa eletrônico são muito mais rápidas, em razão da velocidade de conexão. Além dos saques, depósitos e pagamentos processados mais rapidamente, os usuários também podem esperar filas menores, já que todos tendem a demorar menos tempo do que usam hoje.

Expansão de serviços

Outro ponto fundamental é que, com a tecnologia 5G, a expansão não estará limitada apenas ao aumento da quantidade de caixas com essa tecnologia embarcada. Como esse é um recurso com poucas limitações, será possível desenvolver um número cada vez maior de funcionalidades, como a construção de sistemas sem a necessidade de toque ou de uso de cartão.

Além disso, várias instituições poderão oferecer uma gama maior de serviços aos seus clientes por meio do caixa eletrônico, como gerenciamento de contas e investimentos. Desse ponto de vista, a tecnologia 5G marca um novo momento para o Banco24Horas, que pode continuar com sua tradição de inovar o setor bancário, em um momento marcado pela transformação digital. 

Essas funcionalidades também provocarão muitos benefícios aos estabelecimentos com caixas eletrônicos instalados. Além da evidente melhoria da segurança, esses empreendimentos poderão oferecer novos serviços, como a disponibilização gratuita de internet.

Com a modernização, os caixas eletrônicos 5G ATM 5G — ficaram ainda mais atrativos e úteis, contribuindo pra atrair um número maior de usuários nos locais de instalação.

Se você tem interesse em uma unidade ou se é um usuário com alguma dúvida, entre em contato agora mesmo e conte com a gente sempre que precisar.

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?