QR Code: o que você deve saber sobre o uso dessa tecnologia nos bancos

Quer saber como a tecnologia de QR Code é usada nos bancos? Confira o post!
Por Banco24Horas
04/03/2022
format_align_left 3 minutos de leitura

O sistema financeiro moderno é muito prático, sem dúvidas. Essa revolução mudou a forma como bancos e outras instituições financeiras se relacionam com os clientes.

Não é mais preciso ficar esperando atendimento em longas e demoradas filas, pois os caixas eletrônicos permitem várias operações, inclusive, sem a necessidade de cartão físico, com uso da biometria. Outro diferencial é o QR Code — ou código QR —, uma tecnologia que se populariza no mercado financeiro e sobre a qual vamos conversar aqui com você.

Quer saber como usar essa facilidade no seu dia a dia? Fique com a gente e descubra o que é QR Code e como ele impacta a sua vida financeira!

O que é QR Code?

O QR Code é um código de barras bidimensional. A sigla traz as iniciais de quick response (resposta rápida, na tradução). Portanto, o termo literalmente quer dizer “código de resposta rápida”.

Ele pode ser aplicado em diferentes operações: ações de marketing e comunicação, inventário de estoque, sistemas para o consumidor final (Shop & Go), entre outros. O código QR ainda pode ser usado em:

  • embalagens dos produtos, passando, por exemplo, informações nutricionais;

  • cartões de visita, com dados pessoais;

  • pontos turísticos, dando informações sobre os lugares;

  • vitrines das lojas, passando informações sobre os produtos e divulgando promoções;

  • pontos de ônibus, ajudando com informações sobre o itinerário e os horários;

  • contas digitais, tornando mais fácil o processo de transferência de dinheiro (por exemplo, o código comporta dados básicos, de modo que outra pessoa possa direcionar a câmera para o QR Code e saber o número de sua conta e seu CPF);

  • diferentes mídias (desde programação de TV até jogos).

Ele também transmite rapidamente informações entre dispositivos móveis: mensagens, dicas e qualquer outro conteúdo. O código QR pode ter um link, um texto, um e-mail, um contato, uma localização GPS, um SMS, um número de telefone. Enfim, é uma ferramenta multifuncional muito valiosa para o setor financeiro — e pra sua vida.

PIN e QR Code: como essas tecnologias estão movendo o mundo financeiro?

Usar o código QR em pagamentos é uma forma de otimizar as operações financeiras. Ele conseguem manter seu dinheiro em segurança, já que sua operação faz uso de criptografia. É possível utilizar o código de resposta rápida, sem a necessidade de senha, para:

O QR Code também:

  • agiliza o processo de solicitação de empréstimo;

  • fornece extratos instantâneos da conta bancária;

  • facilita os pagamentos e as transações, em geral.

Outra ferramenta importante para o mercado financeiro é o PIN (Personal Identification Number, ou Número de Identificação Pessoal). Trata-se, também, de um código alfanumérico ou numérico composto por, pelo menos, quatro dígitos. Ele serve pra acessar com segurança algum sistema.

Os números de identificação pessoal servem pra validar o login do usuário, sendo necessários em diferentes situações, como:

  • processamento de pagamentos;

  • operações em bancos;

  • desbloqueio de smartphones;

  • ativação de chips de telefones móveis.

O PIN protege as transações bancárias. Em relação ao certificado digital, ele se relaciona ao token, que se apresenta de duas maneiras:

  • hardware criptográfico dedicado (aparenta ser um pendrive e tem um programa exclusivo pra armazenar a certificação digital);

  • cartão com chip.

Quais as vantagens do QR Code nas suas transações financeiras?

Já sabendo o que é código QR, vamos falar um pouco mais sobre as vantagens que essa ferramenta oferece.

Agilidade

No caixa de uma loja ou de um prestador de serviços, não é mais preciso contar as cédulas nem calcular o troco. Também não é necessário se preocupar com a instabilidade dos cartões de crédito.

Pagamentos a fornecedores e colaboradores acontecem com muito mais rapidez: basta apontar a câmera do celular para o código dos beneficiários pra efetivar as transações.

Praticidade

O código QR permite mais praticidade nos seus pagamentos e recebimentos. Tudo isso por causa da possibilidade de realizar negócios sem ter que digitar dados bancários.

Redução de gastos

Fazendo pagamentos com QR Code, seus gastos são reduzidos. Não é preciso mais pagar taxas elevadas referentes a transferências DOC ou TED. O Pix representa o uso mais comum do código QR. Isso assegura taxas a custos bem menores nas operações financeiras.

A agilidade dos processos também diminui gastos referentes aos recebimentos. Uma empresa que aceita pagamentos via QR Code tem filas menores, que contribuem até pra diminuir a quantidade de caixas em um estabelecimento.

Integração

A partir das carteiras digitais, a empresa pode organizar tudo em apenas uma plataforma, em que se efetuam recebimentos, pagamentos (inclusive de boletos), transferências, recargas de celular. Pra você, cliente, fica tudo mais prático e seguro.

O processo de pagamento com códigos QR é seguro?

A segurança é uma grande vantagem do QR Code. Esse método tende a garantir mais proteção que outras formas de pagamento. Ele dispõe de um sistema de criptografia que evita o roubos de dados.

Outra medida que garante a segurança nas transações é que os códigos passam por frequentes atualizações. Caso seu cartão seja roubado, por exemplo, um terceiro pode fazer compras com ele. Mas isso não é possível com o app de pagamento que faz uso do QR Code.

O pagamento pelo código QR pode ocorrer de duas formas:

  • no caixa, você emite um código na conta ou no sistema (é feita a leitura do código, o total da compra aparece na tela do aparelho e você confirma o pagamento);

  • pessoa pra pessoa (P2P), processo em que o próprio celular gera o código, a empresa faz a leitura e digita o total da venda. Então, você digita a senha e confirma a transação.

Agora, você já sabe o que é QR Code e entende que essa é uma tecnologia confiável, valiosa na efetivação de negócios, solicitações de empréstimos e acesso rápido a contas bancárias. É um grande aliado pra lojistas e clientes, como você.

O conteúdo foi bem útil, não é mesmo? Aproveite a vista e saiba ainda mais sobre a praticidade nas transações financeiras. Veja como funciona a solução Saque Digital do Banco24Horas!

tags: Inovação
Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

Pós-graduação, especialização ou MBA: qual faz mais sentido para mim?

Especialização ou MBA, qual delas é a melhor para sua carreira? Descubra as particularidades de cada uma!

Mindset ágil: o que é e como desenvolvê-lo

Da mente para a prática: entenda o mindset ágil e como ele pode impactar na sua vida pessoal e profissional

Profissão do futuro: conheça 12 carreiras profissionais que estão em alta

Quer se preparar para o mercado futuro? Veja 12 profissões que estão em alta e podem ter destaque nos próximos anos!

5 vantagens do Saque Digital que você precisa conhecer

Listamos aqui os principais benefícios da funcionalidade, que está disponível em todos os caixas eletrônicos do Banco24Horas, de norte a sul do Brasil.

Xô, crise! 6 dicas pra vender mesmo com a loja fechada

Vender na pandemia pode ser complicado, mas temos várias dicas pra ajudar você nesse período. Não perca!

6 filmes sobre empreendedorismo que vão te ajudar nos negócios

Os filmes sobre empreendedorismo também podem ser ótimas fontes de conhecimento e inspiração, sabia? Confira a lista com 6 grandes longas que vão te motivar.

Open banking: o que é, como funciona, benefícios e mais

O open banking vai mudar o mercado financeiro e trazer vantagens ao consumidor. Contamos tudo pra você aqui!

O que é fintech? Tudo o que você precisa saber sobre o tema!

Contaram pra você que as fintechs eram inimigas dos bancos? Entenda aqui como elas podem ser integradas aos serviços de banco no dia a dia!

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)
Téo ChatBot