QR Code: o que você deve saber sobre o uso dessa tecnologia nos bancos

Quer saber como a tecnologia de QR Code é usada nos bancos? Confira o post!
Por Banco24Horas
04/03/2022
format_align_left 3 minutos de leitura

O sistema financeiro moderno é muito prático, sem dúvidas. Essa revolução mudou a forma como bancos e outras instituições financeiras se relacionam com os clientes.

Não é mais preciso ficar esperando atendimento em longas e demoradas filas, pois os caixas eletrônicos permitem várias operações, inclusive, sem a necessidade de cartão físico, com uso da biometria. Outro diferencial é o QR Code — ou código QR —, uma tecnologia que se populariza no mercado financeiro e sobre a qual vamos conversar aqui com você.

Quer saber como usar essa facilidade no seu dia a dia? Fique com a gente e descubra o que é QR Code e como ele impacta a sua vida financeira!

O que é QR Code?

O QR Code é um código de barras bidimensional. A sigla traz as iniciais de quick response (resposta rápida, na tradução). Portanto, o termo literalmente quer dizer “código de resposta rápida”.

Ele pode ser aplicado em diferentes operações: ações de marketing e comunicação, inventário de estoque, sistemas para o consumidor final (Shop & Go), entre outros. O código QR ainda pode ser usado em:

  • embalagens dos produtos, passando, por exemplo, informações nutricionais;

  • cartões de visita, com dados pessoais;

  • pontos turísticos, dando informações sobre os lugares;

  • vitrines das lojas, passando informações sobre os produtos e divulgando promoções;

  • pontos de ônibus, ajudando com informações sobre o itinerário e os horários;

  • contas digitais, tornando mais fácil o processo de transferência de dinheiro (por exemplo, o código comporta dados básicos, de modo que outra pessoa possa direcionar a câmera para o QR Code e saber o número de sua conta e seu CPF);

  • diferentes mídias (desde programação de TV até jogos).

Ele também transmite rapidamente informações entre dispositivos móveis: mensagens, dicas e qualquer outro conteúdo. O código QR pode ter um link, um texto, um e-mail, um contato, uma localização GPS, um SMS, um número de telefone. Enfim, é uma ferramenta multifuncional muito valiosa para o setor financeiro — e pra sua vida.

PIN e QR Code: como essas tecnologias estão movendo o mundo financeiro?

Usar o código QR em pagamentos é uma forma de otimizar as operações financeiras. Ele conseguem manter seu dinheiro em segurança, já que sua operação faz uso de criptografia. É possível utilizar o código de resposta rápida, sem a necessidade de senha, para:

O QR Code também:

  • agiliza o processo de solicitação de empréstimo;

  • fornece extratos instantâneos da conta bancária;

  • facilita os pagamentos e as transações, em geral.

Outra ferramenta importante para o mercado financeiro é o PIN (Personal Identification Number, ou Número de Identificação Pessoal). Trata-se, também, de um código alfanumérico ou numérico composto por, pelo menos, quatro dígitos. Ele serve pra acessar com segurança algum sistema.

Os números de identificação pessoal servem pra validar o login do usuário, sendo necessários em diferentes situações, como:

  • processamento de pagamentos;

  • operações em bancos;

  • desbloqueio de smartphones;

  • ativação de chips de telefones móveis.

O PIN protege as transações bancárias. Em relação ao certificado digital, ele se relaciona ao token, que se apresenta de duas maneiras:

  • hardware criptográfico dedicado (aparenta ser um pendrive e tem um programa exclusivo pra armazenar a certificação digital);

  • cartão com chip.

Quais as vantagens do QR Code nas suas transações financeiras?

Já sabendo o que é código QR, vamos falar um pouco mais sobre as vantagens que essa ferramenta oferece.

Agilidade

No caixa de uma loja ou de um prestador de serviços, não é mais preciso contar as cédulas nem calcular o troco. Também não é necessário se preocupar com a instabilidade dos cartões de crédito.

Pagamentos a fornecedores e colaboradores acontecem com muito mais rapidez: basta apontar a câmera do celular para o código dos beneficiários pra efetivar as transações.

Praticidade

O código QR permite mais praticidade nos seus pagamentos e recebimentos. Tudo isso por causa da possibilidade de realizar negócios sem ter que digitar dados bancários.

Redução de gastos

Fazendo pagamentos com QR Code, seus gastos são reduzidos. Não é preciso mais pagar taxas elevadas referentes a transferências DOC ou TED. O Pix representa o uso mais comum do código QR. Isso assegura taxas a custos bem menores nas operações financeiras.

A agilidade dos processos também diminui gastos referentes aos recebimentos. Uma empresa que aceita pagamentos via QR Code tem filas menores, que contribuem até pra diminuir a quantidade de caixas em um estabelecimento.

Integração

A partir das carteiras digitais, a empresa pode organizar tudo em apenas uma plataforma, em que se efetuam recebimentos, pagamentos (inclusive de boletos), transferências, recargas de celular. Pra você, cliente, fica tudo mais prático e seguro.

O processo de pagamento com códigos QR é seguro?

A segurança é uma grande vantagem do QR Code. Esse método tende a garantir mais proteção que outras formas de pagamento. Ele dispõe de um sistema de criptografia que evita o roubos de dados.

Outra medida que garante a segurança nas transações é que os códigos passam por frequentes atualizações. Caso seu cartão seja roubado, por exemplo, um terceiro pode fazer compras com ele. Mas isso não é possível com o app de pagamento que faz uso do QR Code.

O pagamento pelo código QR pode ocorrer de duas formas:

  • no caixa, você emite um código na conta ou no sistema (é feita a leitura do código, o total da compra aparece na tela do aparelho e você confirma o pagamento);

  • pessoa pra pessoa (P2P), processo em que o próprio celular gera o código, a empresa faz a leitura e digita o total da venda. Então, você digita a senha e confirma a transação.

Agora, você já sabe o que é QR Code e entende que essa é uma tecnologia confiável, valiosa na efetivação de negócios, solicitações de empréstimos e acesso rápido a contas bancárias. É um grande aliado pra lojistas e clientes, como você.

O conteúdo foi bem útil, não é mesmo? Aproveite a vista e saiba ainda mais sobre a praticidade nas transações financeiras. Veja como funciona a solução Saque Digital do Banco24Horas!

tags: Inovação
Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

ABF Expo: oportunidades de negócios para empreendedores

Se você é empreendedor e está em busca de novas oportunidades de negócios, participe da ABF Expo em São Paulo - SP

Empreendedores: explore a inovação no Febraban Tech 2023!

Fique por dentro de temas como fintech, inteligência artificial, blockchain, segurança cibernética, big data e muito mais.

Empresas investem em conveniência para atrair e fidelizar clientes

Deseja fidelizar clientes e aumentar a lucratividade dos seus negócios? Buscar inspiração nas lojas de conveniência pode ser um ótimo caminho!

Quais são os melhores jogos da Google Play e App Store?

Desafie as suas habilidades gamers apreciando os jogos mais baixados nas lojas da Google Play e App Store!

O que o mercado de e-sports e a gamificação podem ensinar a você ou sua empresa?

Saiba como os games podem auxiliar no desenvolvimento de sua empresa ou de seu ambiente de trabalho.

Metaverso: o que esperar para o futuro?

Banco24Horas, Nike, Roblox, Fortnite e outras empresas já estão investindo no metaverso, seja desenvolvendo novas tecnologias ou realizando ações pontuais.

Banco24Horas chega ao metaverso

Gamers podem usar os caixas eletrônicos do Banco24Horas para depositar ou sacar a moeda do jogo e usá-las na compra de skins, bens, produtos e serviços

Maquininha de cartão: como escolher a melhor para seu negócio?

Confira algumas dicas para ser assertivo na hora de adquirir uma maquininha de cartão que atenda às suas necessidades!

Como comprar um Gift Card no Banco24Horas?

Experimente já uma opção de serviço extremamente versátil e surpreenda-se com a variedade de opções de gift card do Banco24Horas.

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)