Como ganhar dinheiro pela internet: confira 5 ideias

Entenda como começar a faturar com trabalhos na internet
Por Equipe do Banco24Horas
28/04/2022
format_align_left 12 minutos de leitura

Sabemos que tudo se ajeita melhor quando a vida financeira está em dia. Vez ou outra, no entanto, as coisas podem sair do eixo e demandar a aplicação de um plano B. Se você faz questão de ter mais segurança durante imprevistos, precisa aprender como ganhar dinheiro pela internet.

As atividades online já ocupam parte da rotina de muita gente. Pra certas pessoas, o trabalho no meio virtual chega a representar a principal fonte de renda. É uma modalidade atrativa, que tira proveito das tecnologias e pode ser adaptada ao cotidiano de vários profissionais.

Você consegue fazer uma grana extra com diferentes tipos de serviços digitais. Basta conhecer as principais opções e descobrir qual se encaixa no próprio perfil. Com os valores obtidos, é possível criar uma poupança ou reserva de emergência, quitar dívidas e até realizar novos investimentos.

Vamos às dicas pra incrementar suas finanças? Continue a leitura e veja os passos necessários!

Como ganhar dinheiro pela internet?

O acesso à rede está cada vez mais fácil. Em praticamente todo lugar e horário, utilizando qualquer dispositivo compatível, você consegue navegar por sites e interagir com empresas ou pessoas. Isso traz inúmeras possibilidades pra explorar o universo online e obter ganhos.

Não é à toa que tantos grupos têm apostado no empreendedorismo digital como alternativa de trabalho. Por trazer a comodidade da jornada flexível, ele pode ser o caminho mais adequado rumo à valiosa liberdade financeira. E a vantagem é que dá pra colocá-lo em prática de diversas formas. Quer um exemplo? Dá uma olhada na receita de renda extra da Tábata Romero!

Tem muitos jeitos de ganhar dinheiro online, pelo celular ou computador. Veja estas sugestões!

1. Programa de afiliados

Uma das alternativas mais comuns pra começar a fazer dinheiro nas redes é a comissão por vendas realizadas. Funciona assim: você escolhe determinado produto, curso ou outra solução desenvolvida por alguém e passa a ajudar na divulgação desse recurso.

Isso faz com que se torne afiliado do negócio e, portanto, tenha o direito de receber uma parte do valor de cada venda. Há várias empresas que oferecem esse tipo de programa, e um de seus grandes atrativos está na facilidade de acesso — é só cadastrar seus dados no sistema e dar os primeiros passos.

O marketing de afiliados sempre aparece entre as dicas de como ganhar dinheiro pela internet por não exigir grandes investimentos, funcionar 24 horas e ter alto grau de personalização. Ou seja, você determina como, quando e onde divulgar os links dos produtos dos parceiros.

2. Revenda de produtos importados

O ponto positivo desse trabalho está no retorno rápido dos valores investidos. Isso porque a intenção é comprar itens produzidos fora do país e revendê-los com um adicional de preço. Vale a pena, por exemplo, apostar em produtos que não costumam ser encontrados nas lojas brasileiras.

Isso inclui desde aparelhos eletrônicos até ingredientes para a produção de receitas. Deixe clara a questão de exclusividade pra atrair a atenção do público-alvo e construir uma boa carteira de clientes. Aos poucos, com a negociação de qualidade, você verá um aumento da fidelização.

Se não quiser investir grandes quantias no início, a dica é fazer pedidos por encomenda. Isso trará segurança e uma noção do tipo de produto que mais agrada os consumidores. Em todo caso, quando pensar em como ganhar dinheiro pela internet, considere a revenda entre as principais escolhas.

3. Prestação de serviços de consultoria

Que tal contribuir com os conhecimentos adquiridos ao longo da sua jornada de estudos? De confeiteiros a advogados, todos os profissionais podem ensinar algo importante pra outras pessoas. O desafio está em encontrar a forma adequada de transmitir essas ideias a quem tiver interesse.

As consultorias são populares na economia digital porque ampliam o acesso a especialistas de diversas áreas. Por meio delas, é possível ter novos olhares sobre determinada carreira e descobrir maneiras de aprimorar o exercício profissional, independentemente da área de atuação.

E como ganhar dinheiro pela internet se você nunca prestou esse tipo de serviço? O primeiro passo é demonstrar ao público que você tem capacidade de resolver problemas ou orientar processos específicos. Vídeos e reuniões (presenciais ou online) são ótimos recursos pra se comunicar com eficiência.

4. Trabalho com marketing de conteúdo

A criação de infoprodutos faz sucesso por conta da demanda recorrente por materiais que eduquem as pessoas sobre diferentes assuntos. Eles correspondem a todo tipo de conteúdo divulgado nas redes, como posts de blogs, e-books, infográficos, textos de anúncios e até e-mail marketing.

Portanto, se você tem habilidade para escrever e transmitir conceitos em forma de palavras, já sabe como ganhar dinheiro pela internet. É possível prestar esses serviços por conta própria ou contar com o apoio de plataformas específicas, que abrigam todas as ferramentas necessárias à produção.

Seja qual for a escolha, a dica é investir em qualidade pra entregar conteúdo de valor, que realmente faça a diferença na vida das pessoas. Ao manter um espaço com publicações recorrentes, por exemplo, você pode fazer renda extra ao divulgar links afiliados ou anúncios de produtos.

5. Montagem de loja virtual

O comércio eletrônico está muito presente em nossas vidas, tanto que é difícil encontrar alguém que ainda não tenha tirado proveito desse tipo de ambiente pra fazer compras. Faz tempo que as grandes marcas abrigam parte de suas ofertas e negociações em sites completos.

Então, por que não se inspirar nas lojas virtuais e montar seu próprio espaço dedicado à venda de produtos? Existem várias plataformas de e-commerce disponíveis, nas quais você pode cadastrar itens, fazer descrições e gerar links que possam ser compartilhados em diferentes canais online.

É uma das melhores ideias de como ganhar dinheiro pela internet, já que aceita todo tipo de produto: joias, artigos de vestuário, perfumes, acessórios, calçados, eletrônicos, brinquedos, e muito mais. Use a criatividade pra inovar e montar um mix que atraia a atenção dos potenciais clientes.

Como se destacar no mercado digital?

É fácil encontrar informações em forma de dicas e conselhos sobre negócios. Com a troca constante de dados, o número de pessoas que conseguem empreender do zero tende a aumentar. O grande desafio está em permanecer no mercado e gerar resultados em longo prazo.

Procure práticas que diferenciem seu trabalho dos demais. Além de refletir sobre como ganhar dinheiro pela internet, é importante buscar referências com quem já tem o nome consolidado. Vamos ver exemplos de ações que são cruciais?

Seja consistente

Como acontece em todo tipo de tarefa, lidar com processos digitais nem sempre será satisfatório. Você vai encontrar obstáculos, se deparar com dúvidas e até sentir vontade de desistir. Não importa qual for o primeiro percalço, sua reação deve sempre estar voltada ao aprimoramento.

Quando pesquisar como trabalhar na internet pelo celular, por exemplo, analise todos os prós e contras pra não se surpreender com qualquer dificuldade. Ser persistente é fundamental pra comemorar cada pequena conquista que trará a motivação necessária para você continuar.

Um bom truque é estabelecer uma rotina de trabalho. Mesmo as fontes de renda complementares precisam estar baseadas em um planejamento pra que funcionem e gerem retorno. Então, organize seus horários e tenha consistência no cumprimento de cada atividade.

Invista em marketing digital

Outra dica essencial de como ganhar dinheiro pela internet é fazer com que aquilo que você oferece seja visto pelos usuários das redes. Não adianta criar conteúdos ou anúncios excelentes e esperar que eles sejam encontrados em pesquisas esporádicas.

Pra divulgar produtos ou fazer com que seus serviços cheguem ao conhecimento de outras pessoas, você deve investir em marketing digital. É o conjunto de práticas usadas pra conectar profissionais ou empresas a seus potenciais clientes, em diferentes canais online.

Você pode aprender sobre essas táticas ou contratar equipes especializadas na elaboração de planos que favoreçam as primeiras interações com o público. Há várias formas de fazer isso, e quem deseja uma renda extra também precisa estar de olho no que realmente funciona.

Invista em tráfego pago

Você já percebeu que, após pesquisar sobre determinado produto ou serviço, aumenta o número de anúncios relacionados nas páginas de navegação? Eles podem aparecer entre os resultados do Google e até no meio de publicações das redes sociais, como Instagram e Facebook.

Isso acontece graças ao tráfego pago, feito por empresas e profissionais que precisam de uma mãozinha na hora de divulgar suas soluções ao público. Pois bem, a dica é que você também destine parte do orçamento a esse tipo de estratégia pra atrair visitantes ao seu blog, loja virtual ou link de afiliado.

O valor de investimento varia bastante, de acordo com a palavra-chave, o nível de concorrência, os locais usados pelo público, entre outros fatores. Em todo caso, as despesas com campanhas desse tipo compensam por facilitar a captação de clientes nas redes, o que traz visibilidade ao negócio.

Use as redes sociais

Muita gente tem conta em alguma rede social. Os motivos vão além de manter contato com os amigos e familiares ou desfrutar de conteúdos engraçados. Há quem tire proveito desses ambientes atrativos pra conhecer novas marcas e acompanhar as tendências sobre seus produtos e serviços favoritos.

Assim, é muito importante que você crie perfis nos principais canais usados pelo público. A dica é apostar nas contas comerciais, que transmitem profissionalismo e credibilidade ao negócio. Elas devem ser alimentadas com publicações frequentes e responder às dúvidas de todos os seguidores.

Se a escolha de como ganhar dinheiro pela internet envolver a venda de camisetas, por exemplo, capriche na produção de imagens que mostrem todos os detalhes das peças. Junto às postagens das fotos, inclua descrições completas, vídeo demonstrativo (se houver), preço do produto e link para o site da loja.

Ofereça boa experiência ao público

Ter seu trabalho priorizado entre tantos outros é o que trará o sonhado dinheiro para o complemento da renda. E como ficar em evidência com tantas pessoas oferecendo soluções parecidas? Se tem uma coisa que pode fazer a diferença é o atendimento de qualidade, desde o primeiro contato.

Coloque-se no lugar dos potenciais clientes pra saber como gostariam de ser tratados nos diversos espaços online. É importante que tenham respostas rápidas e coerentes durante o contato, por isso, padronize a linguagem e esteja disponível pra resolver qualquer questionamento o quanto antes.

Uma boa experiência no meio digital também depende da navegação fluida e sem falhas em todas as páginasdo seu blog ou loja. Portanto, faça testes pra saber se os seus canais de comunicação são compatíveis com os diferentes tamanhos de telas presentes nos dispositivos.

Aproxime-se do potencial cliente

Conquistar a confiança do público faz parte do processo de como ganhar dinheiro pela internet. Pra qualquer atividade que você quiser desenvolver, tenha o cuidado de mostrar o seu valor e os ganhos que o cliente terá ao optar pelos seus serviços/produtos. Comunique tudo com clareza, do início ao fim.

Seja cordial durante todo o atendimento e demonstre interesse na satisfação das pessoas. Se possível, crie a sensação de exclusividade ao oferecer mais do que foi solicitado. Isso acontece quando alguém compra um kit de cosméticos e, de brinde, recebe um acessório que possa ser usado com os produtos.

Você pode construir uma relação próxima ao enviar recados personalizados no pós-venda, perguntando se a pessoa gostou do que recebeu. Outra forma de provar que se preocupa com a percepção da clientela é fazer pesquisas recorrentes, que envolvam críticas e sugestões de melhorias.

como ganhar dinheiro pela internet 2

O que considerar na hora de escolher a renda extra?

Antes de decidir, reserve um tempo pra pensar na mudança que uma nova atividade vai promover no seu fluxo de trabalho. Lembre-se de que nenhum adicional vale a pena se chegar ao ponto de afetar sua qualidade de vida, o que pode gear arrependimento e muita dor de cabeça.

Felizmente, algumas dicas podem ajudar a conduzir essa escolha com mais tranquilidade. Olha só!

Analise se a nova função é compatível com a sua rotina

No desejo de gerar e guardar dinheiro a todo custo, muitas pessoas podem acabar prejudicando suas relações nos campos pessoal e profissional. Em longo prazo, essa atitude gera frustração pelo fato de nada sair como o esperado. Em outras palavras, a chance de o plano desandar é grande.

Pra fazer hora extra ou assumir um trabalho diferente, você precisa estar com a agenda equilibrada e adequada ao cumprimento de todas as responsabilidades. Será que a rotina atual é compatível com a nova função? Tem formas de adaptar os horários e seguir uma jornada flexível?

Questionamentos como esses são essenciais pra começar com o pé direito e sem surpresas desagradáveis. Portanto, ao refletir sobre como ganhar dinheiro pela internet, leve em conta a divisão do seu tempo. Ela deve ser capaz de atender a necessidades relacionadas a trabalho, estudo, lazer e descanso.

Identifique se a renda extra reflete suas paixões ou interesses

Digamos que sua agenda se mostre perfeitamente adaptável, com períodos suficientes pra cada atividade que você considera relevante. Ainda assim, se o novo trabalho não trouxer o mínimo de satisfação, é provável que cause desânimo e seja abandonado em pouco tempo.

Você não quer gastar energia pra, lá na frente, descobrir que tudo foi perdido. Uma boa forma de evitar a sensação de fracasso é filtrar apenas atividades que tenham alguma relação com o seu perfil e estilo de vida. Embora nem tudo se resuma a flores, é preciso gostar do que faz.

Isso significa ao menos acreditar que sua atuação faz a diferença no mundo e pode ser útil às pessoas. Quando temos paixão por algo, a tendência é cumprir cada etapa com máxima dedicação. Esse sentimento acaba se refletindo na qualidade dos trabalhos e no atendimento ao cliente.

Verifique se a ideia é financeiramente viável

Recursos como o cartão de crédito estão aí pra ajudar nos momentos de aperto. Porém, nada supera as vantagens de um plano cuidadosamente pensado, que considere sua realidade e as possíveis saídas pra acelerar a missão de ganhar dinheiro pela internet.

Antes de procurar uma nova fonte de renda, analise os investimentos necessários pra colocar a ideia em prática. Inclua, nesse exercício, gastos com criação e manutenção de site, gerenciamento de redes sociais, desenvolvimento de identidade visual, taxas de frete, embalagens, entre outros.

Quem tem uma loja virtual, por exemplo, pode precisar manter um estoque mínimo pra não deixar os clientes na mão. Nesse caso, compensa contar com um sistema que registre as saídas e as entradas de artigos em tempo real, a fim de evitar a falta de produtos ou o acúmulo de itens a pronta-entrega.

Como começar um negócio na internet?

Essa decisão deve vir sempre acompanhada de muita racionalidade, embora também se beneficie com uma pitada de ousadia. O segredo é equilibrar suas vontades com as limitações do cenário atual, de modo que nenhum percalço tire a sua atenção do processo. Aqui vão algumas dicas pra você planejar a sua jornada de renda extra.

Estude bastante sobre o assunto

A curiosidade é a melhor amiga de quem quer aprender a ganhar dinheiro pela internet. Afinal, é preciso manter a cabeça aberta pra explorar possibilidades e entender como o ambiente digital funciona. Você não vai aprender tudo do dia pra noite, então, busque conhecimento por um longo período.

Existem várias formas de estudar sobre o assunto de seu interesse. Cursos, palestras, feiras, congressos e treinamentos rápidos só fortalecem essa caminhada. Tenha em mente que toda informação será bem-vinda, portanto, o ideal é assumir o perfil de eterno aprendiz.

Determine o seu orçamento

Mesmo que o seu nome esteja à frente do futuro empreendimento, você sempre vai contar com o suporte de outras pessoas. Cada etapa da estruturação e manutenção da ideia envolve o trabalho de profissionais especializados, que dominam o meio digital e podem apontar as melhores soluções.

Portanto, no desafio de como ganhar dinheiro pela internet, inclua a reserva de um montante exclusivo pra custear as despesas previstas. A educação financeira será sua grande aliada desde o início, principalmente, se você tiver o cuidado de separar o dinheiro pessoal dos valores destinados ao negócio.

Defina suas estratégias de marketing

Todo mundo quer ver seus investimentos aplicados de maneira inteligente, concorda? Isso ocorre quando há um plano detalhado dos objetivos a serem alcançados. Faça um levantamento das suas propostas, liste suas metas e anote as principais dúvidas sobre a futura jornada.

Com esse exercício, será muito mais fácil organizar suas ideias e comunicá-las aos profissionais envolvidos no projeto. Como resultado, eles terão a base necessária pra demonstrar como ganhar dinheiro pela internet, respeitando o perfil do negócio e os valores que você faz questão de entregar ao público.

Conheça as necessidades do seu público

Uma empresa antenada aos gostos de seus clientes tem muito mais potencial pra crescer no mercado. Isso porque se preocupa em acompanhar as mudanças no perfil de consumo e as inovações que afetam seu nicho. Dessa forma, consegue atender às demandas apresentadas em diferentes períodos.

Use essa tática como referência na hora de empreender no ambiente digital. Descreva os possíveis perfis a que o seu negócio consegue atender e pense em maneiras de valorizar a experiência dessas pessoas. Quanto mais você puder se aprofundar nesses detalhes, mais chances terá de agradar e continuar em destaque.

Diversifique os canais de comunicação

Presença online é outro passo relevante pra quem quer aprender como ganhar dinheiro pela internet. Se você está nas redes e faz questão de usá-las para divulgar um trabalho, nada melhor que deixar isso bem claro. Busque todas as formas possíveis de mostrar que está disponível pra negociar com as pessoas.

Seu público-alvo pode até ter um canal favorito, em que a interação com as marcas e outros consumidores se torna mais frequente. Apesar disso, sempre vale a pena diversificar os pontos de comunicação pra alcançar o máximo de grupos interessados no seu produto ou serviço.

E aí, conseguimos encorajar você a entrar para o empreendedorismo digital? Agora que sabe como ganhar dinheiro pela internet e os principais cuidados envolvidos, não deixe de discutir suas ideias com pessoas de confiança. Quem sabe o seu nome não colabora pra movimentar a economia de uma ou mais regiões?

Se gostou do conteúdo, o que acha de levar essas dicas aos grupos interessados em empreender no meio digital? Compartilhe o post nas redes sociais e ajude outras pessoas que pensam como você!

Fique por dentro das nossas novidades.
Segurança financeira
Baixe o e-book sobre segurança financeira
Planilha financeira
Baixe sua planilha financeira

Mais Lidos

nathalia-arcuri
Educação financeira
7 dicas de como começar a investir com Nathalia Arcuri, do Me Poupe!
como-conseguir-descontos
Educação financeira
Como conseguir descontos e economizar (muito) dinheiro?
sacar sem cartão (1)
Caixa eletrônico
Quais operações podem ser feitas sem o uso do cartão físico?
Recomendados para você

Quais são os melhores investimentos em 2022 para os brasileiros?

Descubra quais são os investimentos mais aquecidos para 2022 no Brasil e entenda como começar a aplicar seu dinheiro.

9 dicas para você poupar dinheiro todos os meses

Quer poupar dinheiro? Então, chegou a hora de conferir algumas dicas que vão ajudá-lo a fazer isso todos os meses!

Gestão de tempo: como ser mais produtivo?

Gestão de tempo: saiba o que fazer pra tornar seu dia mais organizado e produtivo. Confira tudo neste post!

9 curiosidades sobre o dinheiro no Brasil

Conheça o histórico monetário do Brasil e as principais curiosidades sobre o dinheiro em nosso país!

Independência financeira: o que é e como alcançá-la

Independência financeira versus liberdade financeira: entenda quais são as principais diferenças entre elas e saiba como se tornar financeiramente independente

Como viajar gastando pouco: confira 7 dicas

Planejamento é a chave para curtir uma viagem inesquecível sem comprometer o orçamento! Descubra dicas infalíveis aqui!

Ideias para festa junina: conheça as festas de cada região do Brasil

Sem ideias para montar sua própria festa junina? Descubra como acontecem os festejos em cada canto do país!

O que dar de presente no dia dos namorados?

Sem ideias para surpreender a pessoa amada no dia dos namorados? Veja as nossas sugestões para acertar em cheio no presente e tornar a data ainda mais especial!

Planejamento financeiro familiar: entenda o que é e como implementá-lo

VER TODOS OS CONTEÚDOS

keyboard_arrow_right
Fique por dentro das nossas novidades.
Deixe seu email aqui (fique tranquilo, não fazemos spam)
Téo ChatBot